Páginas

9 de novembro de 2011

Nerd, geek, hipster ou old school?



Se você está na faixa dos 18 aos 35 anos de idade e está lendo este artigo do TechTudo, um site especializado em tecnologia, são boas as chances de você seja nerd, geek, hipster ou old school. E se você não faz parte de nenhum dessas tribos, é praticamente certo que, ao menos, tenha traços de algum deles.

Caracteristicas:

Você está numa festa e começa a tocar uma música de uma banda que ninguém conhece. O que você faz?


- Uso um aplicativo do celular para identificar a música, saber o nome da banda e posto nas minhas redes sociais sobre a descoberta. (geek)
- Apago aquela banda, que eu já conhecia, de meu iPod. Afinal de contas, não é do meu feitio gostar de coisas que viram mainstream. (hipster)
- Festa? Não, você me confundiu. Eu estava jogando RPG com os meus amigos. (nerd)
- Penso: o que eu estou fazendo aqui, ouvindo essas músicas estranhas? Melhor sair para um clube de jazz. (old school)

Seu canal favorito anuncia uma maratona daquela série de suspense que acabou de ser lançada nos EUA. Qual é a sua reação?

- Onde estão meus DVDs de "Jeannie é um gênio"? (old school)
- Prefiro ver Star Wars! (nerd)
- Isso é tão semestre passado... (hipster)
- Vou juntar a galera pela web e fazer um livecam para comentar cada episódio (geek)


Começou o Campeonato Brasileiro e o seu clube do coração montou um timaço, com grandes chances de título. Como você pretende acompanhar a competição?

- Provavelmente, vou num jogo ou outro, mas usando uma camisa retrô do XV de Piracicaba que ninguém tem (hipster)
- Vou sentar na arquibancada, no mesmo lugar de sempre, com meu radinho de pilha (old school)
- Prefiro assinar o pacote do pay-per-view e ficar vendo de casa, em HD, na minha TV de última geração, enquanto comento pelo Twitter (geek)
- Não gosto de esportes. Tem algum campeonato de matemática para eu participar? (nerd)

Seus amigos vão fazer uma trilha pesada pelo meio do mato num sábado, em busca de uma cachoeira, e te chamam. O que você responde?

- Não posso nem pensar em ir para o meio do mato. Picadas de mosquito ou abelhas podem desencadear uma reação alérgica feia e me matar. (nerd)
- Encaro na boa, mas não saio sem o meu GPS e só vou se tiver garantias de o 3G funcionar, para eu tuitar pelo caminho (geek)
- Trilha e cachoeira não estão com nada. A boa é dormir de dia para curar a ressaca da sexta, guardar as energias para a noite e ir naquela boate que descobri esses dias. (hipster)
- Na hora! Vamos sair às 5 da manhã? Me amarro no contato com a natureza! (old school)

Quem é o seu maior ídolo?

- Isso é muito relativo. Eu mudo de ídolo a cada semana, mas normalmente eles não são conhecidos (hipster)
- Steve Jobs (geek)
- Stephen Hawking (nerd)
- Jimi Hendrix (old school)

Dos objetos abaixo, qual deles é essencial para você antes de sair de casa?

- iPhone! Sem ele eu não vivo! (geek)
- Meus óculos! Sem eles, eu não enxergo! (nerd)
- Meu espelho! Sem ele, eu não vejo se estou com o visual bacana. (hipster)
- Minha chave! Sem ela, eu não entro em casa, depois. (old school)

Nerd!
Não ligue para o lado pejorativo da expressão “nerd”. Estereótipos à parte, os nerds, normalmente, são pessoas gentis, sensíveis e extremamente inteligentes. São estudiosos e costumam ter, no passado, boletins completamente azuis, muitas vezes com dois dígitos na maioria das notas – ou três, dependendo da forma de avaliação da escola em questão.

Geek!
Não tem jeito. O seu negócio é tecnologia. Você pode até não ter tido aquele desempenho brilhante no colégio, mas entende de gadgets e de aparelhos eletrônicos como ninguém. Está sempre de olho em tudo de novo que aparece no mundo internético e tecnológico e, ao contrário do nerd clássico, se preocupa muito com a aparência e tem vida social mais agitada.

Hipster!
Seu jeito de se vestir é muito pouco ortodoxo. É bem provável que você tenha não apenas uma, mas algumas tatuagens. Pelo menos uma das suas peças de roupa é quadriculada e grandes são as chances de você ter um ou mais piercings. Normalmente, seus amigos agem e se vestem como você, pois você não tem paciência para aturar pessoas ordinariamente comuns.

Old school!
Você é mais relax e dá mais valor às coisas boas do passado. Curte música da década de 1990 para trás. Muitas vezes, bem para trás. Se veste de forma mais básica e, apesar de as novas tecnologias serem completamente familiares, afinal de contas, você não parou no mundo, você está longe de ter aquele ímpeto de devorá-las imediatamente e prefere ir conhecendo as novidades aos poucos.


Raphael Crespo | TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, descubra, informe-se!