Páginas

6 de agosto de 2012

Tatuagem causa câncer de pele?


Muitas pessoas tem dúvidas de se uma tatuagem pode causar ou não algum mal à saúde, principalmente câncer de pele. É fato que algumas tintas, normalmente as de má qualidade, podem causar reações alérgicas durante a cicatrização, mas atualmente a fabricação de pigmento vegetal está muito avançada e este tipo de caso não ocorre com frequência.
De acordo com Ariel Ostad, professor de dermatologia na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, é normal se perguntar se a tatuagem não representa algum risco para a pele, porém ele afirma que isso não significa que a tatuagem é a grande causa do câncer.
Muitas tintas são feitas com metais; o azul, por exemplo, contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode conter sulfeto de mercúrio. Isso somado ao fato de que a tatuagem pode ser traumatizante para a pele, levantou suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele.
Nos últimos anos foram documentados alguns casos desse tipo de câncer em locais do corpo tatuados. Mas segundo Ostad, o mais provável é que a tatuagem tenha sido realizada em cima de algum tipo de sinal de nascença, tornando-o mais difícil de ser detectado. O médico afirma que muitas pessoas o questionam sobre a relação entre tatuagem e câncer de pele. E segundo ele, não há relação, não existem evidências de que tatuagens causem câncer de pele.



Fonte: tintanapele.com

Um comentário:

Opine, descubra, informe-se!