Páginas

22 de setembro de 2011

Até seu TELHADO Pode Ser Alternativo!

Seriam Hobbits? Seriam Hipsters? Isso é uma casa!?
Quando escrevemos o post "Até Seu Transporte Pode Ser Alternativo", nosso objetivo era informar sobre os eventos que ocorreriam no Mês do Trânsito e na Semana da Mobilidade, além, é claro, do nosso objetivo principal em todos os nossos conteúdos: mostrar novas alternativas.

Seja para frequentar, vestir, ouvir, consumir...nossa proposta é instigar a criatividade e questionar os estigmas sociais que limitam nossos planos de ação.
Afinal, por que tudo tem que ser tão "preto-no-branco"?
Muitas vezes, esse tom de cinza resultante das formalidades burocráticas - e da poluição real do ambiente - domina as paisagens das grandes e médias cidades, causando um desconforto geral.
Mas existe uma alternativa...
Que tal repensar sua forma de ver...telhados?
Sim, telhados, aqueles mesmos!
Se você está em um andar alto de um prédio, experimente olhar para baixo e ver aquela quantidade interminável de superfícies cinzentas e sem-graça.
Agora, imagine que poderia ser diferente.

Vista da Prefeitura de Chicago.
Conheça os Telhados Verdes! Uma tendência que tem ganhado força em países americanos e europeus. 

Os benefícios saltam aos olhos: além de proporcionar uma área de relaxamento e lazer para os frequentadores do espaço, há diminuição do nível de escoamento da água para as ruas (evitando enchentes), diminuição da necessidade de manutenção na impermeabilização de prédios, reutilização da água captada durante as chuvas para uso dos frequentadores e muito mais! Além de tudo isso, convenhamos que é também muito mais bonito contemplar uma vista dessas das nossas janelas. 

A parte mais legal, é que embora essa ainda não seja a vista diária na maioria das cidades brasileiras, há a possibilidade de transformar o telhado da sua casa ou condomínio em um espaço verde!
Confira as dicas do engenheiro civil Paulo Guimarães para realizar esse projeto no seu espaço! Mas se você mora em prédios ou condomínios, também não desista: apresente essa possibilidade para os administradores do local e considere os benefícios que esse espaço alternativo pode promover!
À esquerda, uma projeção de como seria o centro de São Paulo se implementado o projeto dos Telhados Verdes.
E aí, qual vocês preferem?


Fontes para pesquisas sobre este tipo de espaço: em português, no Vorkurs e no Sacola Ecológica. Em inglês, na Wikipedia e no Green Roof Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, descubra, informe-se!